• PIOLHOS

    Carta aberta às mães (os filhos também podem ler…)

    Ui! Só de pensar na palavra piolho minha cabeça já começa a coçar…. Acho que volto completamente no tempo e me lembro da tristeza que era ver minha zelosa mãe fazendo vistorias e vistorias semanais em meu cabelo para ver se havia nele algum inevitável intruso. Quem nunca teve piolho?  Acho que só E.T….

    Se você por acaso estiver passando por uma situação dessas com seu filho, não deixe de ler algumas explicaçõezinhas sobre o “moço”.

    O que são piolhos? São parasitas do tamanho de sementes de gergelim, que vivem na cabeça humana. Lêndeas são os ovos que as fêmeas botam e colam nos fios de cabelo perto do couro cabeludo. A infestação de piolhos no couro cabeludo é chamada pediculose.

    Como se “pega” piolho? Para que passe de uma pessoa para outra, é necessário o contato direto de cabeça com cabeça. No entanto, os piolhos são conhecidos por se reproduzirem rapidamente. Eles alimentam-se do sangue da cabeça humana, o que os impede de sobreviver fora dela.

    E evitável?  É sim, você pode ensinar ao seu filho como evitar piolhos. Certifique-se que não compartilhem chapéus ou escovas com ninguém. Além disso, eles têm que evitar o contato direto com alguém que tem piolhos (a parte mais difícil). Lembre-se que os piolhos não são perigosos, nem são sinais de falta de higiene de uma criança.

    O que devo fazer se meu filho estiver com piolho? A primeira reação dos pais quando descobrem que sua criança tem piolhos é de pânico. Mas, calma, há solução. Você deve tratar o problema com xampu antipiolhos.

    Toda noite, inspecione o cabelo de seu filho e remova todos os piolhos ou lêndeas que encontrar. Para isso, compre um pente fino. Para facilitar esse trabalho, você pode colocar um pouco de condicionador nos cabelos, o que fará o pente deslizar com mais facilidade.

    Lave todas as roupas de vestir e de cama do pequeno em água quente. Além disso, certifique-se de varrer a casa para eliminar os piolhos do tapete ou móveis. Segundo a Academia Americana de Pediatria, você só tem que limpar os itens, roupas, camas e carpetes que estiveram em contato com a infestação de 24 horas para 48 horas antes do início do tratamento. Qualquer coisa que não pode ser lavada, como brinquedo, deve ser colocada num saco de plástico durante algumas semanas para matar os piolhos de fome.

    Etapas finais: Se seu filho estiver com piolhos, é uma boa ideia verificar todos na casa, inclusive você. Se os piolhos não desaparecerem após o tratamento, visite o pediatra porque ele poderá prescrever um medicamento mais forte. As crianças podem frequentar a escola durante o tratamento com xampu antipiolhos; mesmo que elas ainda tenham lêndeas (essas estarão vazias). Mas você deve continuar a “catá-las” diariamente até não encontrar mais nenhuma.

    Deixe um comentário →

Deixe um comentário

Cancelar comentário