Como Conseguir a Atenção do Consumidor nos Dias de Hoje

O tempo médico de atenção dedicada de um consumidor a determinado assunto chega a ser inferior a sete minutos e isso exige uma estratégia de comunicação ainda mais crítica e assertiva.

Os números abaixo podem ajuda a compreender o que está acontecendo:

  • Uma pessoa costuma checar seus e-mails 40 vezes por hora;
  • 9% dos consumidores assistirão a vídeos de cinco minutos ou mais;
  • Apenas 10% das visualizações de paginas na internet duram mais de 10 minutos;
  • O índice de retenção das pessoas na ultima década caiu 50%;
  • Quase 10% das crianças americanas foram diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção.

Vivemos na economia da falta de atenção e para minimizar os resultados do efeito provocado e melhorar, consequentemente, a resposta do consumidor frente às tentativas da empresa em se comunicas e interagir com ele, muitos profissionais têm se dedicado a desenvolver comunicações que tenham um impacto maior logo de inicio. O desafio é engajar a audiência e compreender como ela percebe você. E uma das estratégias utilizadas vem sendo começar com uma boa história.

Por quê?

Na maioria das vezes, quando se conta algo por meio de fatos e dados apenas, o telespectador concorda ou discorda e ativa apenas duas partes do cérebro. Uma relacionada aos sentidos de compreensão e outra a processamento da informação.

 

Já quando se conta uma história são sete partes ativadas. Muito mais que aprovação ou não, existe a participação, o envolvimento do ouvinte que tem os sentidos aflorados e, logo, a ação de movimentar-se. Para isso, algumas regras podem ser seguidas:

Conte algo que realmente conheça. Sua audiência precisa experimentar esse assunto por meio de você e nada pior do que perceber que o seu conhecimento é superficial ou que você próprio não acredito no que está falando;

Fale na terceira pessoa envolvendo o ouvinte o quanto possível;

Evite linguagens técnicas;

Se expresse no tempo presente;

Abuse ilustrações;

Imagine que parte de sua audiência são crianças que precisem entender o que você quer dizer. Então simplifique a sua mensagem;

Seja você de coração.

 

Fonte: “How to win Your Audience’s Heart in 7 Minutes” e “The Secret to Activating Your Audience’s Brain”, Scott Schertly, março 2015.

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